Matrículas de PortugalMatrículas de automóveis portugueses

Dicas sobre a manutenção do caminhão

Você é dono de caminhão? Então este artigo foi escrito para você. Você precisa saber sobre o reparo de caminhões, seu serviço e manutenção para administrar seus negócios com lucratividade. Mais importante, você precisa estar atento e identificar o que pode levar ao reparo do caminhão. Esse é o truque do comércio. Se você souber disso, poderá evitar reparos inesperados em caminhões e garantir a entrega rápida aos seus clientes e ganhar sua confiança – o segredo do sucesso.

Com o que se preocupar:

Quanto mais seu caminhão viaja, puxando e transportando peso extra constantemente, mais ele se desgasta. Portanto, uma boa manutenção deve ser a principal prioridade para o seu caminhão.

Aqui está como você pode estar atento ao reparo do caminhão

Leia o manual, entenda como seu caminhão funciona e siga o cronograma de manutenção do fabricante.

Nunca permita que uma pessoa não treinada conserte seu caminhão. Sempre escolha um mecânico certificado para manter seu caminhão. Ele poderá avaliar imediatamente o reparo e corrigi-lo.

Troque o óleo a cada 5.000 quilômetros ou a cada 3 meses. O óleo limpo mantém as peças do motor funcionando sem problemas. Escolha um bom óleo para alta quilometragem e ele protegerá as vedações e reduzirá os vazamentos. Isso economiza desgaste.

A pressão do óleo pode não estar de acordo com o padrão e a luz da pressão do óleo pode apagar, desligando o motor.

O radiador pode aquecer e acabar aquecendo também o motor, desgastando suas peças. Verifique se o radiador está em perfeitas condições de funcionamento

Verifique a pressão dos pneus. Isso aumenta a vida útil do pneu e garante um funcionamento suave e melhor estabilidade. Recauchute os pneus a cada 5.000 quilômetros para verificar os freios. A diminuição da pressão dos pneus produzirá calor que desgasta os pneus e pode até causar acidentes. Faça o rodízio de seus pneus a cada ajuste ou a cada outra troca de óleo para evitar furos e estouros inesperados. Lembre-se sempre de alinhar os pneus para um melhor desempenho.

Verifique se há vazamentos de combustível. Vazamentos de combustível são bastante comuns em veículos de alta quilometragem, mas não podem ser ignorados, pois podem ser uma indicação de um próximo reparo.

Verifique os fluidos e refrigerantes do motor. Um caminhão na cidade será mais quente do que um caminhão rodoviário. Com mais peso, cria mais tensão desgastando os componentes da suspensão.

Ajuste seu caminhão regularmente, isso o ajudará a identificar problemas futuros. Sua linha de freio deve ser inspecionada regularmente, velas de ignição e filtros substituídos de acordo com os cronogramas e o sistema de injeção de combustível verificado quanto a possíveis problemas.

Sinais de alerta como guinchos de freios, chocalhos, roncos e vibrações podem ser devidos a uma montagem ruim do motor, um rolamento de roda ruim ou uma embreagem ruim que precisa de atenção. Batidas, pancadas ou pings são sons que avisam sobre um próximo reparo de caminhão. Você deve ser capaz de identificar sons anormais dos sons normais que um caminhão deve fazer. Anote quando o ruído começou, pois essa informação pode ser de grande utilidade para o mecânico do caminhão.

As correias de borracha desgastam-se facilmente e devem ser verificadas regularmente

Os caminhões atuais contam com computadores de bordo para verificação do motor, emissão de gases e módulos de vácuo, facilitando seu trabalho.

Cuide do seu caminhão como cuidaria do seu corpo. A identificação e a retificação antecipada do reparo do caminhão podem evitar enormes custos envolvidos e atrasos nos cronogramas de entrega e tornar seu negócio lucrativo, conquistando a confiança de seus clientes.